Fachada

Com a alta do empreendedorismo em 2020, o modelo de franquia é uma opção mais segura de investimento, além de oferecer suporte e operação padronizada.

 

Em 2020, o número de empreendedores no Brasil aumentou consideravelmente e a previsão é de que o ano se encerre com um recorde: aproximadamente 25% da população adulta envolvida em novos negócios, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Em um país com cada vez mais empreendedores, algumas áreas se destacam. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo (per capita).

 

Mas para ter uma clínica própria, é necessário que o dentista empreendedor desenvolva um papel multitarefas, o que pode interferir no desempenho do negócio. Para que isso não aconteça, investir em uma franquia odontológica conhecida no mercado é uma opção mais segura para fazer a clínica ter sucesso.

Felipe Abreu, mestre em odontologia e sócio da Odonto Special, ressalta a importância de investir em um modelo de negócio pronto. “O franqueado recebe todo o suporte necessário para que a unidade funcione, seja para quem está buscando iniciar na área ou converter sua própria clínica”, diz. Pensando nisso, a Odonto Special, rede que tem a empresária e apresentadora Sabrina Sato como sócia, apresenta algumas vantagens para investir em uma franquia odontológica:

Começar uma clínica própria demora mais tempo para fazer o negócio dar certo. Já uma franquia possui um modelo de negócio de sucesso e que pode ser replicado. Por ser uma marca pronta e com presença de mercado, ajuda a atrair novos clientes. No caso da Odonto Special, a rede possui a empresária e apresentadora Sabrina Sato como sócia, o que promove ainda mais visibilidade e fortalece a reputação da marca.

2.Suporte na gestão

O dentista que possui uma clínica própria tem de se preocupar com o marketing e o financeiro do negócio, por exemplo. No modelo de franquia odontológica da Odonto Special, toda a operação é padronizada para esse mercado, desde o software para o agendamento e controle dos pacientes, até as campanhas de marketing. Por que isso é importante? Esse suporte ajuda o empreendedor ter uma visão geral das tarefas, o que é fundamental para o crescimento do negócio.

3.Treinamentos para gerenciar melhor

O dentista é um especialista em saúde bucal, mas não necessariamente em liderança, atendimento, gestão financeira. Ao adquirir uma franquia odontológica da Odonto Special, o franqueado recebe treinamentos frequentes e todo know-how da franqueadora para gerenciar o negócio de maneira profissional.

4.Atualização constante

Falta de tempo para ir em congressos da área ou fazer cursos para se atualizar são alguns dos principais problemas de quem tem uma clínica própria. A Odonto Special é formada por uma diretoria com mais de 15 anos de experiência no segmento, que se mantém atualizada a fim informar os franqueados sobre as novidades tecnológicas. Ter o suporte de uma franquia para isso faz toda diferença em um mercado concorrido.

5.Franquia: a chance de sucesso é maior

Procurar um ponto, estruturar a operação, criar uma cartela de clientes. Esses são alguns dos desafios de quem começa uma clínica odontológica por conta própria e o risco de falhar é alto. Com uma franquia da Odonto Special, todas as etapas já estão padronizadas para que o franqueado tenha maiores chances de sucesso.

6.Potencial para expansão

Uma marca pronta promove mais visibilidade para o negócio, do que uma que está começando. Além disso, seguir os padrões de operação irá ajudar em uma melhor gestão dos negócios, atraindo novos clientes. Com um maior volume de pacientes, as chances de expandir e adquirir uma nova franquia aumentam.

7.Fácil conversão

Alguns profissionais que possuem uma clínica própria hesitam de fazer a conversão para uma franquia por acharem o processo complicado, mas isso é um mito. Na Odonto Special, a conversão é rápida e fácil. A rede possui cases de sucesso de dentistas que aumentaram o faturamento da clínica logo no primeiro mês de conversão.

Para ser proprietário de uma franquia da Odonto Special, o investimento varia entre R$ 230 mil e R$ 270 mil. O prazo médio de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

 

Fonte: Mapa das Franquias