A restauração dentária é indicada para casos de cárie, fratura ou trauma, pois corrige o sorriso, auxilia na reconstituição das funções mastigatórias do paciente e recupera os danos sofridos no dente. O tipo de restauração necessária depende de cada caso e o Dentista deve avaliar junto ao paciente a melhor opção.

O que é a restauração?

Durante esse procedimento, o Dentista remove a parte deteriorada do dente e preenche o espaço com materiais próprios para impedir a entrada de bactérias. Assim, a restauração atua tanto na retomada da forma como da função do dente, evitando doenças mais graves.

Para cumprir essa função, existem diversos materiais que podem ser utilizados, dependendo da necessidade do paciente e da técnica utilizada pelo Dentista. Conforme o caso, duas opções são apresentadas: a restauração direta e a indireta. Confira a seguir a diferença entre elas.

Tipos de restauração dentária

A restauração direta é feita em casos mais simples, uma vez que o material escolhido é aplicado diretamente no dente do paciente. Dessa forma, o primeiro passo é a remoção da área atingida, utilizando brocas para desgastar o esmalte. A seguir, é feita a limpeza da área afetada e seu respectivo preenchimento.

Esse procedimento só não é indicado quando a cavidade do dente é muito grande ou profunda ou quando está muito próxima à gengiva. Nesses casos, a restauração indireta é mais indicada, assim como outros tratamentos específicos recomendados pelo Dentista.

Como citado, a restauração indireta é indicada para casos em que o local que será restaurado é muito grande. Isso porque esse tipo de procedimento é feito fora da boca do paciente, sendo encaixado posteriormente.

O Dentista prepara o local previamente, faz o molde do dente e, por meio dele, elabora uma prótese. Após enviá-la para o laboratório, é feita a cimentação da restauração no local necessário.

Mas vale destacar que, independentemente do tipo, a restauração é um procedimento muito simples, além de nada invasivo. E para que o resultado seja satisfatório, basta tomar alguns cuidados básicos com a higiene bucal. Apesar de não ser muito comum, conforme o material utilizado pode ser necessário ficar em jejum durante algumas horas.

No geral, é fundamental intensificar os cuidados, escovando os dentes e passando fio dental depois de cada refeição. Os restos de alimentos podem prejudicar a restauração, alterando o resultado do procedimento. Portanto, tome cuidado!

Benefícios

Sem dúvidas, o maior benefício da restauração é a saúde bucal do paciente. Os fatores que costumam motivar esse procedimento podem causar dor, desconforto ou sensibilidade, além de serem prejudiciais para a autoestima.

Mas, muito mais do que apenas as questões estéticas, que ajudam no bem-estar do paciente, as funcionalidades do dente também são restabelecidas em sua totalidade. Seja para a fala, para a saúde ou para uma boa mastigação, esse procedimento traz diversas vantagens.

Além disso, também previne o surgimento de doenças mais sérias, que poderiam ser ocasionadas por uma cárie mal cuidada, por exemplo. Por isso, é importante consultar seu Dentista periodicamente, a fim de manter seu sorriso sempre saudável.

A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, tratamentos diversos e a mais alta tecnologia. Venha fazer um check-up bucal com câmera intraoral na Odonto Special e conquiste seu novo sorriso.