O profundo impacto da pandemia de Covid-19 na sociedade fica cada vez mais evidente, principalmente nas porções menos favorecidas da população. Vários indicadores mostram queda brusca de renda, desemprego e até insegurança alimentar, um cenário muito desafiador que levou várias redes de franquia em todo o País a mobilizarem atenção, recursos e seus franqueados em ações de assistência.

Para conhecer melhor esse movimento, a ABF fez um levantamento entre seus associados com foco em ações sociais recentes. Recebemos 25 contribuições, entre projetos de curto e longo prazo, com foco específico na pandemia ou ações mais gerais que tiveram sua importância maximizada dado o contexto extremo atual.

Por exemplo, identificamos iniciativas de doação de alimentos (ou cestas básicas), itens de higiene e saúde, educação, produção emergencial de álcool em gel, apoio a hospitais e outras instituições assistenciais. Já outras redes se engajaram no apoio à vacinação, doação de ovos de Páscoa, brinquedos, refeições e serviços, além de coleta de materiais reciclados.

Destaque ainda para um projeto de terapia assistida por pets, a transformação de unidades franqueadas em pontos de arrecadação para campanhas e até a doação de uma piscina para instituição de mulheres em situação de vulnerabilidade social e de 1.000 pizzas para profissionais de saúde. Esses projetos dão suporte a crianças, adolescentes, idosos, mulheres em situação de vulnerabilidade e populações carentes de forma geral em quase todo o Brasil.

Também a ABF se engajou em campanhas solidárias, com destaque para parcerias com a ONG Amigos do Bem, a Vagas no Varejo, Tudo de Máscara e ao Projeto Repouso Limpo, voltado a instituições cuidadoras de idosos.

Confira abaixo um resumo das ações solidárias de várias marcas associadas à ABF:

 

Grupo Kalaes (Além do Olhar, Instituto Ana Hickmann, Maislaser e Odonto Special)
As marcas do Grupo Kalaes iniciarão o mês de maio com uma grande ação solidária. As redes de franquias Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas, Instituto Ana Hickmann, Maislaser by Ana Hickmann e Odonto Special tornarão suas unidades pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis e, assim, ajudar quem mais precisa neste momento delicado que estamos vivendo. O grupo acredita que, com a distribuição de franquias pelo Brasil e a união de forças para esta ação, inúmeras instituições e famílias se beneficiarão no país inteiro. Para participar, basta doar 3kgs de alimentos não perecíveis – clientes, franqueados e colaboradores também poderão contribuir com as doações. A ação irá acontecer durante todo o mês de maio, com possibilidade de ser estendida por mais tempo.

 

Fonte: ABF