atenção especial aos nossos dentes

O ato de sorrir, para muitas pessoas, pode gerar constrangimento e isso é fato. Um sorriso bonito é capaz de melhorar a autoestima e por consequência, trazer maior segurança no dia a dia consigo mesmo.

Além de cuidar dos cabelos, da pele e do visual, dar uma atenção especial aos nossos dentes faz total diferença, pois é visto como um cartão de visita e gera melhor qualidade de vida quando estão saudáveis. Veja agora 5 sinais de que você precisa usar aparelho ortodôntico!

  1. Dentes tortos

Um dos primeiros sinais visíveis é se os dentes tortos são perceptíveis, principalmente se estão deitados ou até mesmo sobrepostos um ao outro. É notório também quando passa o fio dental, pois acaba se tornando uma tarefa difícil ao passar entre os dentes.

Se existem espaçamentos (diastemas) ou mordida cruzada também mostra que é preciso corrigir com a ajuda do aparelho ortodôntico.

  1. Dores frequentes no pescoço e na cabeça

Você sabia que se os seus dentes estão com oclusão incorreta, é possível que eles estejam sendo forçados demasiadamente no ato da mastigação? Isso pode gerar muitas dores de cabeça e no pescoço. Se esses desconfortos forem frequentes e não melhoram com analgésicos, procure um dentista de confiança para uma avaliação.

  1. Dificuldade para falar

Embora seja menos comum, a dificuldade para falar ou emitir algumas palavras pode vir do desalinhamento dentário. O tratamento com aparelhos dentários pode ajudar a corrigir esse problema também.

  1. Dores no ouvido

Quando surge a famosa dor no ouvido, a causa mais frequente pode ser a infecção. Muitas pessoas não sabem, mas dor de ouvido pode estar relacionada à saúde bucal. Neste caso, a dor pode ser vinda da ATM (articulação temporomandibular).

Localizada próxima ao ouvido, essa estrutura faz ligação direta com o osso da mandíbula ao do crânio. Essa união permite a mastigação e fala, por exemplo.

Os profissionais classificam como uma disfunção temporomandibular (DTM) quando existem problemas crônicos com a ATM. Os principais sintomas podem aparecer como: dor na mandíbula e rosto ao abrir e fechar a boca, piorando o quadro ao mastigar, estalos ao abrir a boca, vertigem, zumbido, entre outros.

  1. Problemas na respiração

Assim como é possível ajudar no tratamento daqueles que possuem problemas na fala, o aparelho ortodôntico também pode ser usado para corrigir o tipo de respiração.

O correto, em situações normais, é respirar pelo nariz. Muitos acabam respirando pela boca, o que pode vir a indicar a necessidade de cuidados, como o uso do aparelho ortodôntico para a correção a posição dos ossos da face.

Percebeu algum desses sinais? Lembre-se que é fundamental procurar um profissional de qualidade para realizar o diagnóstico correto para o seu sorriso e saúde.

A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, tratamentos diversos e a mais alta tecnologia. Venha fazer um check-up bucal com câmera intraoral na Odonto Special e conquiste seu novo sorriso. 🙂