Em geral, sabemos que os dentes são o “cartão de visita” de qualquer pessoa. Afinal, ao socializarmos com alguém, os dentes são uns dos principais pontos que mais chamam a atenção das pessoas.

Por esse motivo, entramos na questão do implante dentário, que mesmo que seja um assunto popularmente conhecido nos contextos atuais, muitas pessoas ainda não entendem esse procedimento, e muito menos os seus benefícios para a saúde e estética bucal.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas a respeito do implante dentário.

Implante dentário: o que é e qual a sua importância?

Primeiro de tudo, podemos definir que o implante dentário nada mais é do que um simples tratamento, que visa promover a recuperação integral a respeito de um dente perdido. Sendo assim, durante esse tipo de tratamento, o profissional da área, que no caso é o Dentista, irá instalar no tecido ósseo um pequeno cilindro de titânio, e logo, uma prótese móvel ou fixa será rosqueada.

Dessa forma, entendemos que um implante dental funciona basicamente como uma raiz artificial, e logo, pode acabar sendo colocado tanto na parte superior (osso maxilar), quanto na região inferior (no osso mandibular).

Sabemos que o titânio, material principal na composição do implante, acaba sendo considerado biocompatível. Em outras palavras, esse material não irá oferecer reações adversas, fazendo com que o processo de implante ofereça um resultado totalmente permanente.

Logo, quando o implante é integrado ao osso, tornando-o fixo, o paciente conseguirá ter todas as funções do seu antigo dente recuperadas totalmente, promovendo uma melhoria na mastigação, da fala, da deglutição e, consequentemente, da autoestima, por assim dizer.

Quais são os benefícios que o paciente terá ao investir em um implante dentário?

Conforme vimos acima, o implante dentário pode acabar oferecendo diversos benefícios e vantagens e, em geral, acabam sendo recomendados para as maiores situações em que exista perdas dentárias.

Além disso, também devemos lembrar que a principal vantagem está relacionada à implantação do dente, sem contar nas manutenções que devem ser feitas nos dentes vizinhos, que não precisarão passar por processos de desgaste para fazer a implantação desse dente — como é o caso de prótese móvel, fixa ou convencional.

Outro ponto em questão é a estética, pois os implantes são os mais recomendados, já que tendem a contar com uma aparência mais natural e ser mais duradouros, além de ficarem totalmente fixos.

Portanto, o implante dentário costuma ser muito mais confortável e é um tratamento com um alto índice de sucesso.

O tratamento

Caso você não saiba, o tratamento do implante dentário será em três etapas distintas: o processo cirúrgico, o processo de reabertura e, por último, o processo que consiste na confecção da prótese.

Como bem sabemos, a fase cirúrgica tende a ser realizada no próprio consultório, e na grande maioria dos casos, ele envolve somente uma anestesia no local da implantação. Sabemos que durante esse processo, a base que posteriormente servirá como a estrutura do dente, será afixada na prótese. Nesse momento, ela será instalada junto ao osso da boca, seja na região da mandíbula ou até mesmo no próprio maxilar.

De forma prática, a base do implante precisará ser calcificada, juntamente com o osso, e dessa forma, é necessário um período de espera até que a próxima fase seja realizada. Entre o período de três e seis meses após a instalação do implante, será realizada a fase de reabertura, onde a peça para realizar a afixação do dente poderá ser realizada.

E, em última etapa, iremos passar para a fase de confecção e instalação da prótese, que é o dente artificial. Portanto, o mais recomendado é que uma vez por ano, o paciente precise retornar ao consultório para realizar um controle médico acerca dos implantes e próteses, para evitar qualquer tipo de dano.

Gostou desse artigo? Agora que você já sabe tudo sobre o implante dentário, que tal conhecer os nossos tratamentos?

A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com excelência e qualidade total, sem contar nos diversos tratamentos que são realizados com tecnologia de ponta. Sendo assim, venha fazer um check-up bucal com a câmera intraoral na Odonto Special e conquiste um novo sorriso.