Quer saber quais são os principais tipos de próteses dentárias disponíveis? Há muitas alternativas e, certamente, há uma categoria específica para cada paciente e o Dentista será responsável por recomendar aquela que atende melhor às demandas do indivíduo. Continue acompanhando esse artigo para conhecer um pouco sobre alguns tipos e quais são os cuidados necessários para lidar com as próteses.

Boa leitura!

1. Prótese Parcial Removível

Entenda que esse tipo de prótese é indicado para o paciente que tem alguns dentes. Em determinados casos é conhecida como “Roach” e é uma categoria muito utilizada.

O funcionamento dessa prótese se dá através da estrutura de metal com grampos retidos nos dentes que ainda restam na boca.

A maior vantagem da Parcial Removível é a sua estabilidade oferecida ao decorrer da mastigação. Além disso, também é capaz de proteger os dentes originais do indivíduo.

2. Prótese Overdenture

Entenda que esse tipo de prótese dentária poderá ser disposto seja na mandíbula (parte inferior da boca), seja na maxila, (que é a parte superior).

A Overdenture vai ficar presa aos implantes e é uma excelente recomendação para os pacientes que sofrem com a reabsorção óssea.

3. Prótese Total

A Prótese Total é bastante conhecida e é uma opção interessante, uma vez que é responsável por substituir todos os dentes da boca na parte superior, inferior ou ambas.

É a famosa dentadura e pode ser encaixada no céu da boca ou gengiva, portanto, o usuário consegue retirá-la a qualquer momento.

De forma geral, esse tipo de prótese é desenvolvido com resina acrílica e pode recriar os dentes e os tecidos da gengiva. É vantajosa, já que ajuda no desenvolvimento da mastigação, favorece a dicção e a respiração e é ótima para o aspecto estético.

4. Prótese Provisória

Essa alternativa de Prótese Provisória é interessante, pois, a confecção é realizada antes de processos cirúrgicos ou extrações e aplicada imediatamente depois desses tratamentos.

Como o nome sugere, é apenas provisória e não apresenta estabilidade na boca, principalmente depois dos tecidos se cicatrizarem.

5. Prótese Sobre Implante

Saiba que esse é um tipo de prótese dentária recomendada para o indivíduo que necessita repor todos os dentes, tanto de uma, como também das duas arcadas dentárias.

Nesse método, não se faz necessário colocar um pino para cada dente que vai ser trocado, logo, os custos são reduzidos e a invasão é bem menor.

A técnica se dá a partir do posicionamento de alguns implantes em regiões estratégicas da boca. Eles atuam como base para a prótese total, portanto, todos os dentes acabam sendo substituídos de uma única vez.

Afinal, quais cuidados são necessários?

É fundamental entender que independente do tipo de prótese dentária escolhida, a durabilidade só é longa quando o paciente segue todos os cuidados recomendados.

As principais recomendações são:

  • A prótese removível exige muito cuidado com o manuseio, tanto na retirada, como também no momento de colocá-la novamente;
  • É importante visitar o Dentista regularmente, dado que é o profissional responsável por fazer avaliações periódicas da arcada dentária;
  • Se atente na higienização da prótese, é fundamental cuidar dos dentes, ainda que não sejam os naturais, o indivíduo pode sofrer com a má limpeza;
  • Não descuide da alimentação, uma dieta com refeições fáceis de mastigar é primordial para que a prótese dure bastante tempo.

A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, tratamentos diversos e a mais alta tecnologia. Venha fazer um check-up bucal com câmera intraoral na Odonto Special e conquiste seu novo sorriso.