Entenda porque é tão importante fazer check-up odontológico.

Se você é uma daquelas pessoas que vai ao Dentista apenas quando sente dores, precisa entender sobre o check-up odontológico. Afinal, bem como vamos ao médico para manter a saúde, devemos ir ao Dentista para garantir que a saúde bucal também esteja sempre em dia.

Então, já que muitos ainda possuem dúvidas sobre essas consultas regulares resolvemos falar um pouco mais sobre como funciona essa prática. Além disso, você vai compreender porque mesmo as doenças, se identificadas nesse topo de consulta, podem ter um resultado melhor. Veja!

O que é o check-up odontológico?

O check-up odontológico, também chamado de consulta regular, é uma visita ao Dentista para conferir se está tudo bem com sua saúde bucal. Normalmente é com intervalos de 6 meses ou 1 ano, a depender dos riscos que o paciente apresenta, por exemplo, quem tem muitas restaurações, histórico de lesões por cáries, entre outros, precisa ir a cada 6 meses.

Nos demais casos, quando gengiva e dentes estão saudáveis, o paciente pode voltar no intervalo de 1 ano após a consulta. Nessa ocasião, o Dentista faz uma avaliação na boca do paciente, identificando possíveis problemas e se preciso estipulando tratamento necessário o mais breve possível.

Além disso, é feita também uma limpeza profissional, eliminando resíduos que você não conseguiu retirar sozinho. Também pode conversar e tirar suas dúvidas sobre escova ideal para seu caso, entre outros questionamentos sobre higiene bucal.

É possível prevenir e tratar doenças bucais com maior facilidade

As doenças bucais podem comprometer seu dente na medida em que elas evoluem, como é o caso da cárie, infelizmente muito comum. Por isso, se mantém suas consultas regulares você tem a chance de ter identificado esse e outros problemas ainda bem cedo.

Bem como outras doenças, o diagnóstico precoce te dá mais chances de ter um tratamento mais rápido, mais tranquilo e sem a perda do seu dente. Sem contar que consegue prevenir outros problemas quando o check-up odontológico está em dia.

O combo para sua saúde bucal estar sempre em dia

O segredo para que a saúde bucal sempre esteja em dia é manter o seu hábito de higiene bucal diário e as consultas para check-up. Esse combo te ajuda a manter seu sorriso bonito, hálito fresco, prevenir doenças, tirar suas dúvidas sobre saúde e higiene bucal, enfim.

Entenda que o check-up odontológico te ajuda a ter mais saúde bucal, evitar doenças e até economizar. Isso porque os problemas identificados no início são mais simples de serem tratados do que tratamentos complexos, com perda de dentes, por exemplo.

Então, vale a pena encontrar um tempo na sua rotina para agendar as consultas a depender do seu caso. É fundamental um atendimento especializado para identificar suas necessidades, avaliar a evolução de tratamentos realizados, além de recomendar procedimentos para mais bem-estar.

A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, tratamentos diversos e a mais alta tecnologia. Venha fazer um check-up bucal com câmera intraoral na Odonto Special e conquiste seu novo sorriso 🙂