A diversidade de creme dental existente no mercado pode deixar você até confuso, não é mesmo? De fato, não é fácil escolher a melhor pasta de dente diante de tantas opções. Mas, engana-se quem pensa que creme dental é tudo igual. Cada um atende a necessidades específicas e conta também com compostos diferentes na fabricação.

Não é apenas para higienizar os dentes, mas também para oferecer uma maior proteção contra as cáries, branqueamento e até mesmo agir contra o ácido do açúcar.

Quer cuidar melhor da sua saúde bucal? Então confira a seguir algumas dicas para escolher o melhor creme dental.

Importância do creme dental

O creme dental tem funções que vão além do que simplesmente deixar a boca cheirosa e limpa. Ele exerce um papel fundamental na hora de cuidar da nossa saúde bucal, oferecendo uma proteção química dos dentes, mantendo-os livres de bactérias e atua também aumentando os níveis de flúor.

Na hora da escovação, não é preciso uma grande quantidade de creme dental na escova de dentes, porém, o mais importante é saber como escolher o melhor creme dental para a sua saúde bucal. Tenha em mente também que, além da qualidade do creme dental, é preciso usar fio dental e ter uma escova de dentes de qualidade. Assim, você garante uma proteção bem completa dos dentes e da sua saúde bucal como um todo.

Veja a seguir algumas dicas para escolher um ótimo creme dental:

Dicas para escolher o melhor creme dental para a sua saúde bucal?

  • Verifique a presença de flúor

Analisar a concentração de flúor do creme dental é fundamental para evitar cáries e fortalecer toda a sua arcada dentária. Quando for escolher o creme dental, verifique na fórmula se há, de 1.000 partes por milhão a 1.500.

Não pode haver excesso, por isso você deve se atentar a esse fator essencial para cuidar da sua saúde bucal. Apenas as crianças não devem usar creme dental com flúor por conta do risco de engolir o produto.

  • Se atente aos abrasivos

Sabe aquele tipo de creme dental que você sente como se fossem uma areinha ao escovar? Eles são os abrasivos e tem a função de fazer uma espécie de polimento nos dentes, retirando placas e manchas. Mas não pode haver excesso de abrasivos, pois pode danificar o esmalte do dente.

  • Faça a escolha de acordo com seu objetivo

Se você tem muita sensibilidade nos dentes, isso pode significar que o esmalte está desgastado, por isso, evite pasta com muito abrasivos. Pode ser também problema na raiz do dente, necessitando assim de uma avaliação mais específica.

No entanto, existem cremes dentais que ajudam com o problema de sensibilidade, com fórmulas exclusivas que atuam na proteção dos filamentos nervosos da raiz, diminuindo bastante o desconforto.

  • Branqueamento

Apesar de conter essa informação em muitos cremes dentais, não há um clareamento de fato dos dentes. Este é um serviço específico e muito mais eficiente feito pelo dentista. Porém, a maioria das fórmulas de creme dental contam com bicarbonato de sódio, composto que ajuda a remover manchas causadas por alimentos como, cigarro e café.

Gostou das nossas dicas? A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, tratamentos diversos e a mais alta tecnologia.

Venha fazer um check-up bucal com câmera intraoral na Odonto Special e conquiste seu novo sorriso! Aproveite e confira outros conteúdos em nosso blog.