Cuidados essenciais após extração de dente!

A extração de um dente é um procedimento muito comum e é realizada diariamente nos consultórios dos dentistas, por muitos motivos diferentes. Ela não precisa ser temida! Apesar de ser tão comum, é uma pequena cirurgia e demanda alguns cuidados especiais por parte do paciente.

Vamos conhecer quais são os cuidados essenciais após a extração de dente e, assim, manter a saúde e a recuperação da boca sempre em dia. Esses cuidados são importantes para que a sua gengiva se recupere bem e sem complicações.

1 – Atenção com os alimentos

No primeiro dia após a extração o recomendado é evitar alimentos muito quentes e firmes. O ideal é sopas, cremes, sorvetes, iogurtes e outros alimentos mais pastosos, nunca quentes.

Com o passar dos dias é possível ir inserindo alimentos mais sólidos na alimentação. Cuidado especial com canudos nos primeiros dias, pois a sucção pode prejudicar a cicatrização.

2 – Repouso é importante

Apesar de não precisar de muita preocupação, a extração de um dente é uma cirurgia e, por isso, é recomendado o repouso absoluto por 24 horas após o procedimento. Evite também o sol e altas temperaturas, pois isso prejudica a recuperação.

Após 72 horas o repouso pode passar a ser parcial, porém evitando atividades muito extenuantes e exercícios físicos. Esse período de descanso é importante para a completa recuperação do seu corpo.

3 – A limpeza precisa de atenção especial

No primeiro dia após o dente ter sido extraído o ideal é não limpar de nenhuma maneira a região da cicatriz, nem com bochechos. Após as 24 horas iniciais pode ser utilizado o fio dental e uma escova de cerda bem maciais, sempre com cuidado e sem aplicar muita força na região. Esses cuidados são importantes pois evitam que o local onde foi feito o corte para a extração do dente se abra e a cicatrização seja perdida. Toque suaves são importantes nesse momento da recuperação.

4 – O gelo pode ser um bom aliado

É normal a região inchar um pouco após a extração, pela dilatação dos vasos sanguíneos. Uma maneira de amenizar isso é utilizando o gelo. Basta colocá-lo dentro de um saco plástico, envolver com um pano e colocar sobre a região.
Isso pode ser feito por 20 minutos e dando intervalos de mais 20 minutos. Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele, sem o pano, pois isso pode provocar queimaduras.

5 – Use os remédios que foram prescritos

Certamente o seu dentista prescreveu alguns remédios após a extração, então faça uso desses medicamentos. Geralmente são antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, que irão atuar na dor, na cicatrização do corte e na prevenção de infecções e contaminações.

Eles são importantes para evitar problemas futuros, portanto se atente aos horários e siga corretamente a indicação que o dentista forneceu. Assim a sua recuperação será rápida e sem complicadores.

Nós podemos te ajudar!

A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, tratamentos diversos e a mais alta tecnologia. Venha fazer um check-up bucal com câmera intraoral na Odonto Special e conquiste seu novo sorriso 🙂