Para quem precisa corrigir imperfeições na região da boca, como dentes tortos, apinhamentos, oclusões ou necessita recuperar espaços nos casos de perda de dentes, os tratamentos ortodônticos são grandes aliados. E graças à tecnologia tem sido possível aperfeiçoar as técnicas de correção dentária, com o uso de recursos mais avançados, menos doloridos e mais práticos.

É o caso do aparelho ortodôntico autoligado, que, embora seja muito similar ao tradicional, proporciona mais vantagens aos pacientes por dispor de algumas ferramentas específicas que o convertem em uma solução extremamente eficiente.

Venha conhecer um pouco mais sobre como funciona esse modelo de tratamento.

Definição e funcionamento

O aparelho autoligado é um tipo de aparelho ortodôntico, que se assemelha esteticamente ao aparelho fixo tradicional, sendo considerado atualmente a tecnologia mais avançada no que diz respeito a tratamentos com aparelhos fixos. O que o distingue dos aparelhos convencionais é que nele não há a necessidade de uso das conhecidas borrachinhas, que desempenham o papel de prender o fio do aparelho aos bráquetes (as pecinhas coladas dente a dente).

Dessa forma, ao dispensar a necessidade das tradicionais borrachinhas, a técnica utiliza recursos mais modernos nos bráquetes.

Nos aparelhos autoligados, os bráquetes são altamente tecnológicos, em que cada um conta com “portinhas” que abrem e fecham. Essas peças vão sustentar o fio a partir de um encaixe já interligado a elas, como se fosse uma presilha.

Outro recurso característico desse tipo de aparelho é o fio termoativado, que diminui a necessidade de manutenções regulares.

Menor atrito na boca

A eliminação do uso das borrachinhas faz o atrito entre o fio e os bráquetes ser reduzido sensivelmente, ocasionando na diminuição da força utilizada pelo dentista sobre os dentes. Com isso, o fio pode trabalhar com mais liberdade, permitindo resultados mais eficazes e rápidos a cada fio utilizado.

Com o atrito menor e o uso de forças mais suaves nos dentes, as movimentações na região são menos doloridas, já que o tratamento por meio de aparelho autoligado é bem mais confortável.

Os recursos disponibilizados pelo aparelho autoligado, na medida em que proporcionam maior expansão da arcada dentária em comparação com o método convencional, reduzem ainda a necessidade de extração de dentes, fazendo o tratamento ser mais rápido, sem interrupções.

Ainda como consequência desses fatores, a manutenção do aparelho autoligado é mais flexível, em razão da não necessidade de trocas das borrachinhas e da aplicação de tensão nos dentes ser constante, permitindo que as idas ao dentista sejam mais espaçadas.

Facilidade na higienização e maior discrição

Outra vantagem possibilitada pelo aparelho autoligado é a praticidade nos cuidados com a saúde bucal. A ausência de borrachinhas torna o processo de higienização do aparelho e dos dentes bem mais tranquila.

As borrachinhas dos aparelhos convencionais têm a tendência de acumular restos de alimentos, ocasionando problemas com placas bacterianas. Ao também dispensar a utilização de bandas, os aparelhos autoligados facilitam ainda mais a limpeza, evitando o aparecimento de manchas nos dentes.

O uso de aparelhos autoligados é vantajoso ainda sob o ponto de vista estético, sendo ideal para corrigir a posição dos dentes de uma maneira bem mais discreta e quase imperceptível.

A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, tratamentos diversos e a mais alta tecnologia. Venha fazer um check-up bucal com câmera intraoral na Odonto Special e conquiste seu novo sorriso 🙂