Dor de dente é, sem dúvida, uma das situações mais desconfortáveis na vida de uma pessoa. É um problema que afeta significativamente o dia a dia, causando não apenas incômodo, mas rendimento baixo no trabalho e nos estudos.

Uma maneira de evitar dor de dente ou tratar essa situação é conhecer as principais causas desse problema e o que fazer caso ocorra. Saiba disso neste post!

Principais causas de dor de dente

Diversos problemas podem causar dor de dente, sendo estes os principais:

Cáries

A presença de cáries nos dentes é uma das causas mais comuns da dor dentária. E, vale dizer, conforme o tamanho da lesão a dor pode aumentar, até chegar ao ponto em que o paciente precisa extrair o elemento dentário.

As cáries não apenas agridem a estética do dente, como também os nervos, sendo este o principal motivo da dor.

Bruxismo

O bruxismo é também outra razão da dor de dente. Consiste em uma disfunção que causa o apertar dos dentes, fazendo com que eles sejam deteriorados. Com isso, se tornam sensíveis.

Em alguns casos, cumpre mencionar, o ranger dos dentes é tão intenso que chega a causar problemas na mandíbula.

Sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes é outro problema bastante comum, sendo a causa de muita dor. No entanto, as dores são pontuais, aparecendo apenas quando o paciente consome determinados alimentos e bebidas, como água gelada, por exemplo.

Doenças na gengiva

Também podemos destacar as doenças na gengiva como grandes causadoras de dor nos dentes, sendo um exemplo nesse sentido a infecção da gengiva. A depender da gravidade, pode até mesmo comprometer a raiz do dente, fazendo com que o paciente corra o risco de perder o elemento.

Sinusite

Ao contrário do que muitos pensam, a sinusite é um problema que pode refletir na saúde dos dentes, causando expressivo desconforto no paciente.

Por se tratar de um problema que ocorre muito próximo da região bucal, pode irradiar para a raiz dos dentes.

O que fazer ao sentir dor de dente?

Ao sentir dor de dente, recomenda-se que o paciente procure imediatamente um profissional especialista, que, no caso, é um dentista.

Somente esse profissional poderá avaliar melhor a causa da dor e dar um diagnóstico preciso. Com base nisso, pode também propor o tratamento mais adequado, que pode ser utilização de medicamentos, obturações, tratamento de canal ou extração, em último caso.

O dentista também pode recomendar, juntamente, com outros especialistas, um tratamento integrado, como no caso da sinusite, que não depende necessariamente dos seus conhecimentos.

Não se aconselha utilizar medicamentos por conta própria para tratar dor de dente. Essa é uma prática comum, mas que pode colocar a saúde do paciente em risco. Por isso, muita atenção.

Agora que você conhece as principais causas de dor de dente e o que fazer, que tal se organizar para fazer um check-up bucal para ver se está tudo bem?

Agende uma consulta na Odonto Special. Trata-se de uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, oferecendo diversos tratamentos.