Confira o papo completo com a apresentadora, que se tornou uma grande empreendedora

Sabrina Sato falou sobre o seu lado empresária — Foto: Divulgação
Além de ser uma das apresentadoras mais carismáticas da televisão brasileira, Sabrina Sato tem se destacado também como empresária de sucesso. Conhecida pela sua energia e versatilidade, a artista prova que sabe navegar no universo empresarial com muita habilidade.
À frente de diversos projetos empresariais, Sabrina comanda com êxito a própria linha de roupas, produtos de beleza e até mesmo um espaço dedicado ao mundo fitness. Focada nas necessidades do mercado, ela investe em áreas que são tendência, mas sem abrir mão de sua essência.
— Todos os meus investimentos seguem esse critério: precisam ter um propósito claro e uma conexão comigo. Hoje, atuo de diferentes formas no mercado – tenho licenciamentos de algumas marcas, como óculos, Sabrina Sato Eyewear, cobranding em beauty com personagens infantis com Hello Kitty e no próximo mês, tenho uma super novidade que estou animadíssima e já está pronta. Sou sócia de redes de franquias em áreas diversas, como alimentação, Splash – Cafés e Bebidas Urbanas, odontologia, Odontospecial, e moda, Sato Kid e agora o mais recente a Flint que é pioneira na capacitação de profissionais para a Linguagem Creator. Para gerenciar essa diversidade de empreendimentos, conto com a Sato Rahal, que tem um olhar estratégico para cada área. Nós dividimos as funções para cada investimento, acompanhando as tendências do mercado e identificando oportunidades de crescimento. É um trabalho que exige planejamento e visão de longo prazo, mas faço questão de estar próxima e envolvida na maioria das decisões — diz ao GLOBO.
Fashionista de sucesso, Sabrina concilia a agenda lotada como apresentadora com a administração de seus negócios, tudo isso enquanto lida com a maternidade. No entanto, a artista acredita que o equilíbrio é essencial para o sucesso em todas as áreas.
— Um dos maiores desafios da minha vida hoje é conciliar minha agenda, mas aprendi que organização e uma boa rede de apoio fazem toda a diferença. Minha rotina é intensa, cheia de compromissos, e se eu não tiver um planejamento bem estruturado, fica impossível dar conta de tudo. Uma das coisas mais importantes para mim é saber priorizar. Nem sempre consigo estar presente em tudo ao mesmo tempo, então aprendi a dividir o trabalho totalmente com minha equipe. No trabalho, tenho pessoas incríveis ao meu lado e que confio 100%, que entendem minha visão e me ajudam a realizar os negócios. E na minha vida pessoal, conto com minha família e com uma rede que está comigo há anos, que sempre estiveram presentes e me apoiam demais.
A seguir, Sabrina compartilha o segredo do seu sucesso empresarial.
Você começou sua carreira na televisão e rapidamente se destacou. Em que momento percebeu que queria expandir sua atuação para o mundo dos negócios?
Empreender veio de forma muito natural. Somos filhos de psicólogos que, além da clínica, sempre empreenderam no comércio com nossos avós. Desde pequenos, minha irmã Karina e eu já criamos nossos próprios negócios. Montávamos uma lojinha na garagem de casa e vendíamos perfumes feitos por nós mesmas, sachês, brinquedos e vários outros produtos. Sempre gostamos dessa entrega, de criar, vender, pensar em novidades… e desde que saí do Big Brother Brasil, minha família, aconselhados por meu pai, que precisávamos gerenciar minha carreira como um negócio. Foi então que meus irmãos, junto com meus pais, tiveram a ideia de abrir nosso próprio escritório, e assim nasceu a holding Sato Rahal.
Sua família teve um papel significativo na sua formação empreendedora. Como essa influência moldou suas decisões profissionais?
Minha família sempre teve um papel fundamental na minha trajetória, tanto pessoal quanto profissional. Desde cedo, meus pais fizeram questão de nos ensinar sobre responsabilidade financeira e a importância de saber administrar o que ganhamos. Lá em casa, sempre vivemos muito com o pé no chão. Esse aprendizado foi essencial para mim. No meio artístico, há o risco de se deslumbrar com as oportunidades que surgem, mas sempre tivemos a visão de que era preciso estruturar algo duradouro. Cada passo na minha carreira foi uma soma de intuição, estratégia e busca pela realização de sonhos, considerando não apenas o momento, mas também o futuro.
Você possui diversos investimentos. Como identifica oportunidades em setores tão distintos?
O que realmente brilha meus olhos na hora de investir ou me associar a uma marca é o fitting com o meu estilo de vida. Preciso me identificar, admirar a marca, sua história e características. Todos os meus investimentos têm isso em comum: são marcas que conversam com a minha rotina, com os meus valores e com aquilo que acredito. Se não houver essa conexão verdadeira, não funciona. Recentemente, por exemplo, virei sócia da Flint, startup especializada em Educação para o Entretenimento. Na Sato Rahal conectamos criadores e marcas há bastante tempo, e vi na Flint uma oportunidade de estruturar esse mercado com educação e estratégias eficazes. Tem tudo a ver com o que já fazemos, mas nos atrelamos à toda expertise dos melhores profissionais do mercado.
Quais foram os principais desafios que enfrentou ao ingressar no mundo empresarial e como os superou?
Meu foco é a carreira artística, me comunicar e apresentar. E a minha imagem, junto da experiência que fui adquirindo na gestão da minha carreira e de grandes talentos com meus irmãos e um time excelente, surgiram oportunidades em outras áreas. Os desafios são todos os dias. Ninguém faz nada sozinho. Importante se cercar de especialistas em cada negócio. Problemas surgem, algumas coisas dão certo e outras não. O importante é ir corrigindo a rota e a casa para seguir.
Poderia compartilhar alguma lição valiosa que aprendeu ao longo de sua trajetória como empresária?
Acredito que na vida pessoal e profissional, ambas temos desafios constantes e dificuldades no caminho todos os dias. Ser resiliente, ter objetivos e sonhos claros, planejamento a curto e longo prazo, muito trabalho mesmo. Persistir. Olhar para você e para o seu negócio. Cada um tem seu tempo e sua forma de avançar. Não se cobre e culpa além do seu limite mental. Você precisa estar bem e se respeitar.
Que conselho daria para mulheres que desejam empreender em múltiplos setores, assim como você?
Meu conselho para as mulheres que desejam empreender é, antes de tudo, considerar que nossa jornada é muito mais desafiadora. Nos dividimos em múltiplas funções – cuidamos da casa, da família, dos filhos, da carreira – e na maioria das vezes, o dia a dia vem acompanhado de culpa e cobrança. Por isso, é fundamental confiar em você, persistir, corrigir a rota no caminho, mas não parar. Não espere estar 100% pronta para dar um passo, porque o aprendizado acontece no caminho. Procure pessoas que se somem e compartilhem da sua visão. Ter uma base de confiança faz toda a diferença na hora de gerenciar negócios e na nossa vida pessoal.